Posts List

Forum >> Portuguese Meeting Point - Army Guide >> Termo do dia

Records 21 to 30 of 55

[Pages: 1 2 3 4 5 6 ]

 
Post
desfolha
13:13 27.02.2007

Termo do dia – Metralhadora.

Metralhadora é o nome que se dá à arma de fogo automática que em pouco tempo dispara numerosos projeteis de calibre inferior a 20 mm, análogos aos dos fuzis e demais armas portáteis.

A cadência estimada de tiro de uma arma automática, pode variar de 350 a 600 TPM (Tiros por minuto).

Aperfeiçoadas no final do século XIX, e principalmente depois da Primeira Guerra Mundial, as metralhadoras foram dotadas de grande precisão até 2.000 metros e armam a infantaria, os carros blindados e os aviões. Na primeira guerra mundial a França pensava que as metralhadoras não fariam diferença alguma na guerra, tal o número de soldados que possuía; assim, os franceses atacaram os alemães e logo recuaram com milhares de mortos e o dobro de feridos, sendo que ao longo dos anos as metralhadoras foram se aperfeiçoando e tornando-se ainda mais mortais.

desfolha
09:50 07.03.2007

Termo do dia – Caixa de velocidades.

Também conhecida por caixa de câmbio, a caixa de velocidades de um automóvel serve para desmultiplicar a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, por forma a transformar a potência do motor em força ou velocidade, dependendo da necessidade. De uma forma geral e simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a velocidade. Note-se que o eixo não gira à mesma rotação nem da cambota, nem da saída do diferencial (semi-eixos). Em suma, a cada marcha ou velocidade da caixa a proporção rotação do motor/rotação do eixo varia solidariamente. Normalmente esta proporção expressa-se tecnicamente por 10:1, 9:1, 1:1.05, 1:7 e assim por diante. Entenda-se, portanto, uma caixa de velocidade como multiplicador de força e/ou velocidade do motor.

Na caixa de velocidades típicas existem duas séries principais de carretos: a do veio principal, que recebe do volante do motor a rotação do motor por intermédio da embraiagem, e a do veio secundário (de saída), que transmite um submúltiplo dessa rotação ao eixo. Os carretos do veio principal encontram-se em rotação livre, o que permite que, em ponto morto (i.e., sem nenhuma velocidade engatada), não ocorra a transferência da rotação. No entanto, os carretos do veio secundário (à excepção de um carreto isolado, o de marcha-atrás) encontram-se firmemente ligados ao veio secundário. A cada carrego do veio primário corresponde um outro carreto, devidamente engatado, do veio secundário. São as dimensões dos carretos (e o princípio da alavanca) que especificam a proporção da (des)multiplicação desejada — obedecendo a leis triviais da física.

Aquando da selecção de uma mudança, é engatado um carreto ao veio principal por meio de um bloqueador (do movimento livre do carreto para o veio) que, nos dias de hoje, desempenha a função de sincronizador. Com um funcionamento semelhante ao da embraiagem (transmissão por acoplagem), embora os carretos disponham de dentes que facilitam o encaixe do sincronizador, a força do veio principal transmite-se do carreto bloqueado para o carreto correspondente do veio secundário.

No caso da marcha atrás, entra em contacto um carreto suplementar do bloco secundário responsável pela mudança de direcção da rotação do eixo (e, consequentemente, da marcha). Este carreto (e aquele onde engrena respectivamente no veio primário) é de dimensões tipicamente semelhantes ao da primeira velocidade, o que permite ao automóvel dispor de força para realizar manobras em superfícies íngremes.

desfolha
10:02 15.03.2007

Termo do dia – Bazuca.

Bazuca é uma palavra derivada do inglês "Bazooka" que designa uma arma portátil anti-tanque em forma de tubo, posta em uso pelos norte-americanos na II Guerra Mundial (a partir de 1942) e na Guerra da Coréia. A arma ganhou esse nome por lembrar vagamente o instrumento musical de mesmo nome. A bazuca é operada por duas pessoas, e constituída por um tubo em que se provoca o acendimento e orientação do início da trajetória de uma granada-foguete. Seu cano de 75 mm de calibre lança o projétil a cerca de 60 m. O termo tecnicamente correcto para designar estas armas é Lança granadas-foguete (Portugal) ou Lança-rojão (Brasil).

Além da bazuca original, a palavra bazuca é frequente e erroneamente usada para designar armas anticarro de tubo, como a RPG ou o AT-4.

desfolha
11:24 21.03.2007

Termo do dia – Turbo.

O turbo é utilizado na mecânica popular como um artifício para aumento de potência em motores a combustão. Para tanto, é empregada uma peça conhecida como turbocompressor, turbo ou apenas compressor (de turbina). Não deve ser confundido com o compressor que usa a força de rotação do motor, também conhecido como compressor mecânico.

desfolha
10:37 26.03.2007

Termo do dia – Arma de fogo.

Arma de fogo é um artefato utilizado para propulsão de projéteis sólidos por meio de uma rápida expansão de gases obtidos pela queima controlada de um propelente, geralmente sólido que na maioria dos casos é a pólvora, contido em uma câmara fechada por todos os lados exceto por aquele que conduz o projétil através de um orifício cilíndrico denominado cano ou tubo. É imprescindível para o funcionamento da arma de fogo também a munição.

O tiro esportivo é praticado com armas de fogo e é uma modalidade olímpica.

São partes de uma arma de fogo:

  • cano ou tubo

  • câmara de expansão dos gases

  • culatra

  • sistema de disparo ou percussão

  • sistema de segurança

  • sistema de mira

  • cabo ou dispositivo de ancoragem

  • municiador ou carregador

desfolha
12:02 02.04.2007

Termo do dia – Míssil anticarro.

O míssil anticarro ou antitanque (ATGM) é um míssil guiado projetado para abater e destruir tanques ou qualquer outro tipo de veículo de militar com blindagem.

Mísseis antitanque estão na escala de mísseis cujo tamanho e peso podem ser transportados por um soldado apenas, e lançados a partir do ombro do soldado ou montado em um tripé. Mísseis de maior “calibre” necessitam de um esquadrão ou time para o transporte e manuseio da arma, até o veículo ou aeronave na qual o míssil arma será montado.

A introdução de pequenos mísseis portáteis anticarro deu a infantaria a habilidade de derrotar mesmo carros de combate pesados, usualmente com o primeiro tiro.

As armas anticarro mais antigas como rifles antitanque, foguetes, e minas antitanque tinham uma penetração na blindagem limitada e/ou requeriam uma aproximação maior do soldado para serem usadas com eficiência.

A primeira geração de mísseis anticarro como o AT-3 Sagger eram comandadas manualmente usando joysticks ou acessórios similares.

desfolha
10:13 05.05.2007

Termo do dia – Atirador.

Um Atirador (também conhecido como Atirador Especial, Atirador Furtivo, Franco-Atirador, Atirador de Escol, Sniper; ou Caçador nas Forças Armadas Brasileiras) é um soldado de infantaria especializado em armas e pontaria. Persegue e mata inimigos seleccionados com um único tiro de espingarda.

A palavra em inglês, Sniper, tem origem em snipe (narceja), uma ave muito dificil de apanhar pelos caçadores.

Nas últimas décadas o termo Atirador tem sido utilizado em muitos casos, especialmente pela mídia em associação com atiradores da polícia, a responsáveis por assassinatos, ou de qualquer tipo de tiro menos o de curta distância.

No séc XIX os atiradores eram um dos três tipos de tropas que integravam os regimentos de infantaria (as outras eram os fuzileiros e os granadeiros). Os atiradores eram tropas de infantaria ligeira que tinham como missão alvejar com tiros de precisão as forças inimigas, actuando camuflados e em ordem dispersa. Os Caçadores tinham uma missão semelhante mas estavam integrados em batalhões independentes, separados dos regimentos de infantaria. Actualmente atirador é a designação genérica de todos os soldados de infantaria do Exército Português.

desfolha
15:53 22.05.2007

Termo do dia – Fuzil de precisão.

Um fuzil de precisão (Sniper Rifle, em inglês) nada mais é que um fuzil ou uma carabina da combate normal que é retrabalhado em sua estrutura para poder dar tiros de maior alcance e precisão.

É um conceito bastante antigo, sendo que armas desse tipo já eram utilizadas nas guerras Napoleônicas, embora em uma escala muito pequena. No início, consistia em uma pequena luneta montada no alto da culatra e que permitia que o atirador tivesse uma visão mais próxima do alvo.

Porém, tal qual as submetralhadoras, seu uso só se popularizou durante a Segunda Guerra, sendo que desde então a estrutura desse tipo de arma se manteve praticamente a mesma. O adereço principal de um fuzil de precisão é a mira ótica (ou luneta de mira), um pequeno telescópio, dentro do qual existem duas linhas cruzadas que formam a mira. Alguns fuzis também ganham versões exclusivas para permitir a adaptação.

desfolha
12:50 17.07.2007

Termo do dia – Dragão.

Dragão era a designação do soldado das unidades militares (Dragões) introduzidas nos exércitos europeus do século XVII.

Caracterizavam-se por, embora se deslocarem a cavalo, combaterem a pé, como a infantaria. Os Regimentos de Dragões constituíam-se, na prática, em um tipo de infantaria montada, por essa razão, apenas mais tarde, virem a ser considerados como integrantes da Arma de Cavalaria.

desfolha
12:52 17.07.2007

Você está lendo agora a terceira página desta seção do Web-site, e pode ser útil visitar as páginas precedentes e as páginas seguintes.


At present you cannot leave messages. To be able to do this, you should enter by using your name. If you are not registetred, do it now. The registration procedure will take just one minute.
Register

[Pages: 1 2 3 4 5 6 ]

|< < > >|