Posts List

Forum >> Portuguese Meeting Point - Army Guide >> Termo do dia

Records 41 to 50 of 55

[Pages: 1 2 3 4 5 6 ]

 
Post
desfolha
14:24 07.10.2007

Termo do dia – Morteiro.

O Morteiro é uma boca de fogo de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance. Os actuais Morteiros, têm origem nos Morteiros de Trincheira desenvolvidos na 1ª Guerra Mundial para serem especialmente usados na guerra de trincheiras. Na década de 1960, foi desenvolvido para o Exército Português um tipo especial de morteiro ultra-ligeiro denominado morteirete.

Actualmente os Morteiros são normalmente usados como arma de apoio de infantaria. No entanto, os Morteiros pesados são, em alguns casos, usados como arma de artilharia.

Os morteiros são classificados, de acordo com as suas características, em "ligeiros", "médios" e "pesados".

  • Morteiros Ligeiros: peso inferior a 18 kg, calibre até 60 mm e alcance máximo de 1900 m;

  • Morteiros Médios: peso entre 18 kg e 70 kg, calibre entre 60 mm e 100 mm e alcance máximo de 6000 m;

  • Morteiros Pesados: peso superior a 70 kg, calibre superior a 100 mm e alcance máximo de +12000 m.

desfolha
16:46 22.10.2007

Termo do dia – Panzerfaust.

A Panzerfaust é uma arma alemã utilizada durante a segunda guerra mundial. Tinha o objetivo de servir como um destruidor de carros de combate e foi criada devido a grande falta de blindados na wehrmacht, sendo a solução para destruir carros de combate soviéticos e aliados em ambas as frentes de combate.

Apesar de ter sido uma boa arma anticarro não foi capaz de suplantar a enorme reserva de carros de combate aliados, dentre eles o aperfeiçoamento da blindagem e a quantidadade enorme de carros de combate inimigos.

desfolha
16:56 11.11.2007

Termo do dia – Arma de fogo.

Arma de fogo é um artefato utilizado para propulsão de projéteis sólidos por meio de uma rápida expansão de gases obtidos pela queima controlada de um propelente, geralmente sólido que na maioria dos casos é a pólvora, contido em uma câmara fechada por todos os lados exceto por aquele que conduz o projétil através de um orifício cilíndrico denominado cano ou tubo. É imprescindível para o funcionamento da arma de fogo também a munição.

O tiro esportivo é praticado com armas de fogo e é uma modalidade olímpica.

São partes de uma arma de fogo:

  • cano ou tubo

  • câmara de expansão dos gases

  • culatra

  • sistema de disparo ou percussão

  • sistema de segurança

  • sistema de mira

  • cabo ou dispositivo de ancoragem

  • municiador ou carregador

As armas de fogo podem ser classificadas quanto à(ao):

  • tipo de fogo

  • ação

  • calibre

  • munição

desfolha
12:05 18.11.2007

Termo do dia – Arcabuz.

Arcabuz (do francês haquebuse, arquebuse e do alemão Hakenbüchse) é uma antiga arma de fogo portátil, espécie de bacamarte.

desfolha
22:28 26.11.2007

Termo do dia – Coquetel molotov.

O coquetel molotov (em Portugal cocktail molotov) é uma arma incendiária derivada do petróleo bruto. É uma arma química geralmente utilizada em protestos e guerrilhas urbanas.

Sua composição mais eficiente é de um quarto de ácido sulfúrico com três quartos de gasolina comum, podendo até destruir alguns tipos de blindagem.

Sua denominação deriva do nome do diplomata russo Vyacheslav Mikhailovich Molotov, cujo nome foi ironicamente atribuído a esta arma química pelos finlandeses à época da invasão soviética de seu país.

desfolha
17:23 09.12.2007

Termo do dia – Guerrilha.

Guerrilha (do espanhol guerrilla, "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.

Pode se constituir também como uma movimentação híbrida, ou seja, ora centralizada por uma atitude bélica cujo aspecto pode ser colaboracionista com as forças regulares de determinadas regiões, e ora pode se dar o enfrentamento sem conexão com qualquer força armada regular.

desfolha
11:26 12.02.2008

Termo do dia – Mina anti-tanque.

Uma mina anti-tanque (mina AT), mina antiveicular ou mina anticarro, é semelhante a uma mina terrestre, excepto que é desenhada para ser menos sensível e com uma carga explosiva maior, de modo a poder destruir um veículo blindado, como por exemplo um carro de combate. Foram utilizadas pela primeira vez em grande escala na Segunda Guerra Mundial.

Elas são menos sensíveis a pressão do que as minas antipessoais, em geral, elas são ativadas por um peso maior que 500kg, sendo detonada por carros, tanques e motos, porém inofensivas a seres humanos e animais. Este tipo de mina é permitido pelo Tratado de Ottawa.

desfolha
19:01 18.04.2008

Termo do dia – Emboscada.

É o acto de esperar às escondidas pelo inimigo para atacá-lo de surpresa. Normalmente os guerrilheiros escondem-se em lugares por onde irá passar o inimigo para se prepararem e para o atacarem de surpresa, e quando o inimigo passar por ali, mesmo estando em desvantagem numérica, mas aproveitando a configuração do terreno, os guerrilheiros atacam e graças a esta técnica de guerra conseguem vencer algumas batalhas.

desfolha
09:16 24.01.2009

Termo do dia – Espingarda antitanque.

Uma espingarda antitanque ou espingarda anticarro é uma espingarda concebida para penetrar a blindagem de veículos, especialmente de tanques de batalha. A utilidade de espingardas com este objectivo começou desde a introdução dos tanques de batalha até a Segunda Guerra Mundial, quando tornaram-se obsoletas. A blindagem dos veículos tornou-se demasiado densa para ser penetrada por projécteis rígidos disparados a partir de espingardas que podiam ser carregados por um único soldado, sendo as espingardas antitanque substituídas por outras armas antitanque.

desfolha
09:19 24.01.2009

Você está lendo agora a quinta página desta seção do Web-site, e pode ser útil visitar as páginas precedentes e as páginas seguintes.


At present you cannot leave messages. To be able to do this, you should enter by using your name. If you are not registetred, do it now. The registration procedure will take just one minute.
Register

[Pages: 1 2 3 4 5 6 ]

|< < > >|